top of page
Experiências do PRP no curso de Ciências Exatas

Páginas

137

ISBN 

978-65-5272-053-5

DOI 

10.22350/9786552720535

Experiências do PRP no curso de Ciências Exatas

Organizadoras

Leidi Cecilia Friedrich
Mara Fernanda Parisoto

A apresentação das sete unidades já é contemplada no primeiro capítulo da obra, intitulado “A estrutura do programa de Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Exatas”. No entanto, gostaria, aqui, de levantar os pontos fortes que encontrei durante a leitura de todos os textos que compõem este livro.
No segundo texto, encontra-se um interessante comparativo, realizado pelos licenciandos bolsistas, entre as questões de Matemática do SAEB 2023 do último ano do EM e os itens, da mesma disciplina, que compuseram o vestibular da UFPR em 2024.
O estudo apresentado no terceiro capítulo discute os benefícios de uma aula baseada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para os alunos de um cursinho comunitário destinado aos estudantes das etapas finais do Ensino Médio. As graduandas e suas professoras orientadoras relatam as atividades pensadas para o trabalho com o tema “radioatividade”. O plano de aula intitulado “Radiação: um perigo iminente” é explicado com detalhes, e como produto final da unidade didática, os estudantes do cursinho comunitário elaboraram poemas retratando o acidente com Césio-137 em Goiânia no ano de 1987, considerado o maior acidente radiológico do mundo.
O texto de número quatro, “Feira de ciências: uma estratégia para o ensino de Química”, apresenta a sequência didática desenvolvida pelos licenciandos e aplicada em uma turma da 3.ª série do ensino médio com o objetivo de auxiliar os adolescentes na produção de projetos que na sequência foram expostos na feira de ciências da escola.
O quinto texto, “Explorando os conceitos inter e multidisciplinar da astronomia: por meio de oficinas via o uso de um planetário itinerante”, nos convida a compreender a importância da temática ‘astronomia’, tão atrativa aos adolescentes, na divulgação científica. Algumas oficinas, organizadas e ministradas pelos licenciandos, foram ofertadas a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Nelas, foram realizadas sessões planetárias, exposições de materiais de origem espacial (meteoritos) e réplicas 3D impressas de crateras, superfícies e astros presentes no sistema solar.
O capítulo de número seis oferece um amplo levantamento das contribuições do PRP para os alunos de Licenciatura em Ciências Exatas. Mais que isso, o capítulo traz alguns trechos de relatos de licenciandos que fizeram parte do subprojeto LCE de Palotina. Finalizo este prefácio com um desses trechos, que, com certeza, nos fazem acreditar que as ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) devem, com urgência, tornarem-se políticas de estado, e não apenas programas de governos:

A minha experiência com o RP foi crucial para minha formação; com o decorrer do curso e o desgaste das matérias, eu estava me perguntando se realmente estava no curso certo, se era aquilo que queria para mim. Com a experiência em sala de aula, pude ver que é isso que quero levar para minha vida; as atividades e o contato com os alunos trouxe uma vontade a mais e me fizeram lembrar por que escolhi um curso de licenciatura. (Aluno residente, 2024).

O capítulo de encerramento do livro, de autoria dos quatro professores preceptores e das duas professoras orientadoras, discute, principalmente, a metodologia utilizada no programa e o papel fundamental exercido pelos preceptores na formação inicial dos licenciandos.

Experiências do PRP no curso de Ciências Exatas
bottom of page