
Carlo Ginzburg: debates, embates e perspectivas
Organizadores
Carlos Antonio Aguirre Rojas
Humberto Perinelli Neto
Rodrigo Ribeiro Paziani
Em 2024, Carlo Ginzburg completou 85 anos de vida. Parte muito significativa dedicada à História, que esta possui de singular e plural, de erudição e troca, de apelo “ao rigor naquilo e à imaginação” – como ele próprio afirmou ao mencionar uma asserção de Jacques Le Goff [...]
Assim, o crítico acerbo das formas de irracionalismo e ceticismo epistemológico pós-moderno (ainda em voga), é o mesmo historiador que jamais deixou de apropriar-se do potencial metodológico do saber indiciário, da linguagem e da narrativa para pensar criticamente as relações entre história e ficção ou história e verdade.
[...] Reconhecidos esses diversos ângulos da trajetória do historiador italiano, o livro que ora trazemos a lume carrega, porém, a marca de uma interrogação peculiar assumida por seus organizadores: afinal de contas, como dimensionar a recepção às contribuições teóricas, metodológicas e epistemológicas de Carlo Ginzburg em diferentes áreas de formação e experiência? – especialmente se levarmos em consideração que se trata de livro na qual sobressai-se uma evidente abordagem latina?
Movidos por tais questões, surgiu-nos a proposta de convidar um grupo de pesquisadores, em âmbito internacional, que nutrissem um desejo similar de promover reflexões em torno da sua produção intelectual. O resultado é a tessitura de “Carlo Ginzburg: debates, embates e perspectivas”, publicação de cariz multifacetada, cujos autores procuram construir diálogos tensos e intensos com a obra ginzburguiana, por meio de textos eminentemente epistemológicos ou que a tomam sob o talante da práxis historiográfica.
