top of page
A Elite Acadêmica: Estudos sobre as formas de (re) produção do capital acadêmico

Páginas

145

ISBN 

978-65-5272-066-5

DOI 

10.22350/9786552720665

A Elite Acadêmica: Estudos sobre as formas de (re) produção do capital acadêmico

Organizador

Everton Picolotto

Inspirados na obra de Pierre Bourdieu sobre as formas de competição e acúmulo de capital acadêmico nas universidades francesas, os autores deste livro trazem estudos detalhados sobre a formação das elites acadêmicas e legitimação do poder em uma instituição universitária brasileira.
Criada em 1960, a UFSM foi pioneira na interiorização do ensino superior federal, inicialmente para atender as demandas das elites locais. Após seis décadas de sua fundação, conta com cursos de graduação e programas de pós-graduação entre os mais bem avaliados do país. No entanto, passou por um processo de expansão e de criação de políticas de ações afirmativas nas últimas décadas, que têm gerado novos desafios e disputas.
Ao se analisar a trajetória da instituição e de distribuição de capitais acadêmicos, constata-se a existência de duas elites acadêmicas: uma política, responsável pela condução dos rumos da instituição; outra científica, com acúmulo de reconhecimento externo que valida suas pesquisas. A elite política é constituída por um grupo restrito de indivíduos provenientes de origem social similar e concentrados em poucos centros de ensino que se alternam no poder. Já a elite acadêmica-científica, que é formada pelos pesquisadores de maior prestígio e reconhecimento científico, é composta por Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, dos seus níveis mais altos. São também poucos indivíduos, de centros de ensino específicos, mas que têm capacidade de formar uma quantidade expressiva de novos professores da própria instituição ou congêneres. É também esta elite acadêmica que centraliza boa parte dos recursos financeiros destinados para a pesquisa. A fórmula capital atrai mais capital serve muito bem para explicar a sua alta concentração na instituição, o que acarreta uma desigualdade latente entre determinadas áreas com prioridade para àquelas que melhor atendem os interesses políticos e econômicos do Estado.

A Elite Acadêmica: Estudos sobre as formas de (re) produção do capital acadêmico

Editora Fi © 2022

Feito por Lucas Margoni & Wix Engine

Cachoeirinha RS CNPJ: 50.703.748/0001-29

A Editora Fi segue orientação conforme política de 

distribuição e compartilhamento da Creative Commons

(Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internaciona)l

Gráfica responsável pela encomenda opcional impressão:

Akikopias • CNPJ 95.092.367/0001-99

Avenida Ipiranga, 6681, prédio 5, sala 107

Bairro Partenon • Porto Alegre - RS • CEP 90619-900

Prazo de entrega: 30 dias

Políticas de Entrega, Troca, Reembolso e Devolução/Cancelamento

bottom of page