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Do supra-humano: a antropologia filosófica e a metafísica do ser absoluto em Max Scheler
Leila Rosibeli Klaus
O tema da pesquisa gira em torno da essência do humano, formulada a partir das ideias da Antropologia filosófica de Max Scheler. O objetivo inicial é determinar a compreensão que o filósofo apresenta dessa essência enquanto fenômeno; para tanto, torna-se necessário caracterizar o método fenomenológico, indicando o quanto Scheler se apoia em contextos e conceitos da fenomenologia de Husserl, mas também o quanto se afasta deles. Mostra-se, assim, como o pensamento scheleriano se baseia em princípios fenomenológicos. A pesquisa também se vê diante da imprescindível reconstrução dos principais conceitos e etapas do ensaio A posição do homem no cosmos (1928). Ao apresentar e analisar as posições e as conceitualizações do texto de 1928, ela possibilita a abordagem da filosofia tardia de Scheler sobre a essência do fenômeno humano. A obra Visão filosófica do mundo (1928) se abre para o acontecimento do fenômeno humano enquanto origem da ontologia do ser absoluto. Nesse ponto, contudo, a Antropologia filosófica parece perder a centralidade para outro questionamento, a saber, uma ontologia do ser absoluto sob critérios metafísicos. Consequentemente, a hipótese da pesquisa se centra na ideia de que a essência do humano é subordinada a uma metafísica do absoluto, e a tese pretendida é a afirmação de que a Antropologia filosófica serve apenas de recurso metodológico para a teorização da entidade absoluta, desconsiderando o humano ens a se. Por fim, a investigação sobre a essencialidade do humano é transferida para uma ontologia do ser absoluto, que nada de fundamentalmente antropológico apresenta. O ser em questão, então, não é o humano, mas sim o supra-humano que é filosoficamente construído para a realização filosófica da metafísica do ser absoluto.
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