
Vozes do Ensino Médio: a palavra do estudante na formação de professores de Filosofia
Organizadores
Débora Mariz
Jean Américo Cardoso
“O que é o Ensino Médio para você?” – com essa pergunta central, desenvolvemos uma pesquisa baseada na metodologia de análise de conteúdo com estudantes de Ensino Médio de três escolas públicas de Belo Horizonte/MG. Realizada no primeiro semestre de 2024, a pesquisa foi conduzida por licenciandos residentes do curso de Filosofia da UFMG em parceria com professores-preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes).
A proposta surgiu em um encontro final do núcleo de Filosofia do PRP-Capes, onde o professor Jean Américo Cardoso compartilhou experiências sobre a análise de conteúdo, inspirando esta pesquisa. A pergunta orientadora foi elaborada para evitar idealizações e considerar os estudantes como agentes dinâmicos, tanto receptores quanto produtores da realidade.
As respostas escolhidas por cada residente para dialogar com os teóricos de seu artigo são reveladores da percepção que tiveram da realidade de formação do estudante do nível médio, tanto nos possíveis cruzamentos destes questionários com os teóricos escolhidos, quanto no afastamento entre um e outro.
A resposta do questionário é um texto que traz a marca de quem o responde. A marca é aquilo do ser que se deixa transparecer na escritura, não como a verdade do eu, mas como a do eu escritor que tem no seu estilo, nos seus elementos composicionais, alguma possibilidade de autenticidade que ao mesmo tempo se oferece como matéria, como meio, para o desenvolvimento do artigo do residente. Num sentido, a resposta-texto encerra-se em si mesma, quando exprime o aprendizado e as perspectivas de futuro daquele aluno até o momento, noutro sentido a resposta-texto é também abertura que faz chegar até o residente avaliador, indicativos do quão crítica e filosófica é a escrita que chega em suas mãos.
