
Reportagem especial transmídia: como roteirizar produções com o mapa midiático-temático
Marcos Carvalho Macedo
A produção e a distribuição de conteúdos jornalísticos ganharam novos contornos com a convergência midiática e a cultura participativa, principalmente com o modelo transmídia, baseado em estratégias e práticas interacionais de articulação de textos em diferentes mídias e plataformas. Apesar disso, os procedimentos e etapas para elaboração desse tipo de narrativa complexa ainda são pouco sistematizados, particularmente em torno das reportagens especiais, gênero considerado pelos estudiosos como o mais apropriado para traçar estratégias de expansão.
Nesta obra, apresentamos um método para roteirização de reportagens especiais transmídia, baseado no desdobramento temático dos textos, que foi testado e validado por meio de pesquisa aplicada junto a estudantes de jornalismo. Desenvolveu-se, para isso, um instrumental metodológico denominado mapa midiático-temático, que permite representar visualmente as mídias e plataformas, os conteúdos a serem produzidos e as relações funcionais que se estabelecem entre eles.
Os resultados demonstraram que o mapa-método estimula a roteirização de novos textos para outras mídias, fazendo avançar o percurso temático geral da produção, segundo determinadas organizações argumentativas. As etapas que constituem o método são: preliminarmente, a caracterização do jornalismo transmídia e a discussão do projeto a ser desenvolvido; seguidas da roteirização do texto de referência, roteirização dos textos de expansão, revisão do mapa midiático-temático e roteirização das pautas; e, por fim, a produção jornalística transmídia, culminando com a distribuição e circulação da produção.
Considerando a dimensão pedagógica inerente ao emprego do método — marcado por etapas e competências que se desenvolvem progressivamente —, o mapa midiático-temático tende a auxiliar e otimizar as rotinas produtivas dos jornalistas no decorrer do processo de produção, assim como apoiar o ensino dessa prática na formação de futuros profissionais da área.











