Gestual, Teatro e Melodrama: Performances, Pantomimas e Teatro nas feiras
Robson Corrêa de Camargo
O trabalho a seguir se propõe a descrever as práticas do melodrama e as incertezas das diferentes determinações conceituais que atravessaram aquilo que veio a se chamar melodrama em importantes momentos históricos. O melodrama se liga a várias manifestações de arte, aparentemente conflitantes, no que hoje ainda, mas não por muito tempo, podemos ainda chamar de ópera, teatro, circo, teatro de rua, de feiras, de teatro de bulevar, de cinema, de rádio, de mass media, das novelas, da performance, de dança, como se cada um deles tivesse sido o mesmo e diferente numa trajetória a longo prazo. Este longo período de análise, em profusa realidade, requereu realizar recortes e contraposições de suas manifestações visivelmente contraditórias, selecionando alguns de seus momentos marcantes, como considerados pelo autor. O melodrama se constitui em palimpsesto que revela nas suas diferentes camadas sua composição diversa, revelamos algumas mas, atenção, o coração exposto não pode funcionar fora do seu corpo.
Nº de pág.: 349
ISBN: 978-65-5917-065-4
DOI: 10.22350/9786559170654