Desvendando Emoções: O Museu Gruppelli, seus objetos e seu público
José Paulo Siefert Brahm
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as emoções expressas pelos visitantes no contexto expositivo do Museu Gruppelli, localizado na zona rural da cidade de Pelotas/RS, e os seus significados. Durante pesquisas anteriores realizadas no Museu, percebemos que o público entrevistado, ao se relacionar com os objetos, tinha não somente memórias e identidades afloradas, mas também emoções. Entre as emoções mencionadas pelos entrevistados podemos citar: saudosismo, nostalgia, esperança, pena, lástima, alegria, tristeza. Essa experiência nos levou a ponderar sobre o que as provocavam e qual a importância das mesmas para o público visitante e para a preservação e difusão do próprio museu. Essa pesquisa partiu da hipótese de que a percepção museal do público visitante é a principal razão contributiva para que aflorem diversas emoções, através da relação que se trava com os objetos expostos no contexto do espaço museológico. Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista (presencial) e, igualmente, a observação do pesquisador. Destacamos que as entrevistas foram aplicadas aos frequentadores do Museu, fossem moradores da zona rural ou da urbana, durante a visitação. Por esse caminho, percebemos que o trabalho emocional é facilitado pela fisicalidade dos objetos que guiam a nossa análise, o pilão e o tacho, e pelo entrelaçamento desses com outros objetos expostos. Esta pesquisa teve sua relevância na medida em que possibilita compreender melhor as relações que podem ser e são estabelecidas entre público, emoção, patrimônio e museu, uma vez que o intercâmbio desses conceitos ainda é pouco explorado pelo campo da Memória Social e da Museologia. Ao compreendermos de maneira mais clara as possíveis relações, podemos abrir campo para novas discussões e reflexões e ampliar o conhecimento científico, além de existir a possibilidade de reverter as informações obtidas nesta pesquisa para o próprio público que visita o Museu Gruppelli, por meio de suas diversas linguagens comunicativas. A melhor compreensão da junção desses conceitos também poderá ajudar na elaboração e efetivação de novas políticas públicas no campo do patrimônio cultural, contribuindo ainda mais para a sua salvaguarda e difusão.