Pertencer de maneira concreta a este mundo dinâmico do qual partilhamos implica, cada vez mais, em demonstrar habilidades para decifrar os códigos extremamente mutantes que estão ao nosso redor. Narrativas e seus usos vão e vêm com a agilidade de um compartilhamento, de uma postagem, de um novo insight apresentado para a coletividade e, consequentemente, de um sucesso ou fracasso instantâneo após julgamento público. Comprovar destreza para estar atento a essa aceleração é praticamente uma exigência. É justamente sobre esses e outros temas correlatos que o primeiro volume desta série “Mídia e Cultura Contemporânea - Linguagens” sugere algumas reflexões.
Até que ponto os nossos hábitos e costumes partilhados socialmente são reflexos diretos da gestão dos processos tecnológicos e da sua relação íntima com as estruturas de mercado? Questionamentos como o dessa natureza nos levam a pensar a respeito dos processos de interação estratégica entre os principais atores políticos, sociais e econômicos presentes no atual cenário e de como eles estruturam, mantêm ou modificam relações de poder e de consumo na sociedade contemporânea. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, utilizando conceitos de Comunicação, Sociologia, Ciência Política, Economia e Direito, entre outros, é que o primeiro volume desta série “Mídia e Cultura Contemporânea - Mercado” apresenta algumas reflexões sobre esses temas.
Mídia e Cultura
Contemporânea
Organizadores:
Alexandre Figueirôa
Breno Carvalho
Dario Brito Rocha Jr.
146 p.
ISBN - 978-85-5696-015-3
Organizadores:
Alexandre Figueirôa
Breno Carvalho
Dario Brito Rocha Jr.
146 p.
ISBN - 978-85-5696-016-0
Nesse Volume – Linguagens - constam, portanto, os primeiros resultados das pesquisas que vêm sendo empreendidas no referido Mestrado, que em janeiro de 2019 irá completar seus primeiros dois anos de existência. Parte dos trabalhos tem como objeto o Porto Digital e/ou seu braço criativo, o Portomídia. Há, também, pesquisas e reflexões sobre as estratégias e alternativas empreendidas na produção do audiovisual e do jornalismo nos dias atuais. Os textos estão distribuídos em 7 capítulos, e trazem como pano de fundo as investigações e reflexões sobre as indústrias criativas em Pernambuco, de modo especial, na capital recifense.
Organizadora:
Aline Maria Grego Lins
146 p.
ISBN - 978-85-5696-508-0
Organizador:
Juliano Domingues
238 p.
ISBN - 978-85-5696-758-9
Sobre o Rio Capibaribe, pescadores lançam suas redes do alto das pontes que cortam o centro histórico do Recife Antigo. Essa imagem, parte da paisagem recifense, ilustra o propósito deste livro: estabelecer pontes institucionais de onde redes possam ser lançadas por pesquisadores para capturar aquilo que chamamos de realidade. Esse é o principal objetivo desse livro, organizado e publicado pelo Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco, através do seu Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea e do Icinform (Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação). Este ebook apresenta resultados finais e parciais de pesquisas de 19 pesquisadores vinculados a 10 instituições que se dedicam à investigação das mais diversas dimensões de fenômenos relacionados às indústrias criativas.