A Série Filosofia e Interdisciplinaridade propõe-se a publicar pesquisas filosóficas na dimensão interdisciplinar do conhecimento, tendo o seu foco tanto sobre questões teóricas quanto aplicadas. A Filosofia assumida na perspectiva da Interdisciplinaridade cresceu de modo extraordinário ao longo dos últimos anos, estabelecendo-se como um dos esteios da filosofia contemporânea. Ela é significativa em virtude do papel central que a sociedade tem nos processos de formação do conhecimento. Em nossos dias, o interesse sobre a dimensão interdisciplinar do conhecimento, seja sobre o processo de produção, ou sobre a sua socialização, ou sobre a disponibilização de informações ou, ainda, sobre a sua natureza, tem alcançado várias áreas além da filosofia.
A Filosofia tem sido inerentemente interdisciplinar desde a sua origem. Podemos constatar isso ao longo da história da filosofia. Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, formularam questões filosóficas sobre a natureza. Em Atenas, Sócrates e os sofistas debateram os problemas da democracia, dando origem à filosofia moral e à ciência política. Atualmente a pesquisa em Filosofia divide-se em duas grandes linhas complementares: a) O estudo da tradição, isto é, a História da Filosofia. b) Pesquisa temática, através de linhas de pesquisa metodológica e epistemológica em diálogo com outras áreas, tais como Filosofia da Ciência, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Política e Ciências Sociais, Filosofia da Linguagem, Lógica, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, Ética (Bioética, Éticas profissionais, Ética nas organizações, Éticas aplicadas etc.).
A Filosofia tem uma vocação interdisciplinar e a reflexão epistemológica contemporânea, desenvolvida, por exemplo, pela Filosofia da Ciência, mostra como as fronteiras tradicionais entre as diversas áreas vão sendo superadas, pois muitos problemas novos apenas podem ser tratados através da integração entre diferentes saberes. Portanto, há espaço de ampliação para a atuação da Filosofia em programas interdisciplinares do ponto de vista da contribuição temática que esta pode trazer para a interdisciplinaridade em várias áreas. Pretende-se com essa iniciativa editorial a Série Filosofia e Interdisciplinaridade cooperar com a comunidade filosófica brasileira através de publicações e eventos científicos, construindo uma agenda interdisciplinar que se encontra em crescente expansão.
Esta é uma série fechada, que não receberá novos títulos para publicação.
Prof. Dr. Agemir Bavaresco
Editor da série
Comitê Editorial Científico:
-
Agnaldo Cuoco Portugal, UNB, Brasil
-
Alexandre Franco Sá, Universidade de Coimbra, Portugal
-
Alfredo Ferrarin, Universidade de Pisa (UNIPI), Itália
-
Christian Iber, Alemanha
-
Claudio Goncalves de Almeida, PUCRS, Brasil
-
Cleide Calgaro, UCS, Brasil
-
Danilo Marcondes Souza Filho, PUCRJ, Brasil
-
Danilo Vaz C. R. M. Costa, UNICAP/PE, Brasil
-
Delamar José Volpato Dutra, UFSC, Brasil
-
Draiton Gonzaga de Souza, PUCRS, Brasil
-
Eduardo Luft, PUCRS, Brasil
-
Ernildo Jacob Stein, PUCRS, Brasil
-
Felipe de Matos Muller, UFSC, Brasil
-
Jean-François Kervégan, Université Paris I, França
-
João F. Hobuss, UFPEL, Brasil
-
José Pinheiro Pertille, UFRGS, Brasil
-
Karl Heinz Efken, UNICAP/PE, Brasil
-
Konrad Utz, UFC, Brasil
-
Lauro Valentim Stoll Nardi, UFRGS, Brasil
-
Marcia Andrea Bühring, PUCRS, Brasil
-
Michael Quante, Westfälische Wilhelms-Universität, Alemanha
-
Miguel Giusti, PUCP, Peru
-
Norman Roland Madarasz, PUCRS, Brasil
-
Nythamar H. F. de Oliveira Jr., PUCRS, Brasil
-
Reynner Franco, Universidade de Salamanca, Espanha
-
Ricardo Timm De Souza, PUCRS, Brasil
-
Robert Brandom, University of Pittsburgh, EUA
-
Roberto Hofmeister Pich, PUCRS, Brasil
-
Tarcílio Ciotta, UNIOESTE, Brasil
-
Thadeu Weber, PUCRS, Brasil
Obras publicadas na Série Filosofia e Interdisciplinaridade: